ADBLUE® PARA MOTORES DIESEL

O que é AdBlue®?

O AdBlue® é uma solução aquosa composta por 32,5% de ureia de alta pureza e por 67,5% de água desmineralizada e que actua sobre os gases de escape dos motores diesel para reduzir as nocivas emissões de óxido de azoto (NOx) através de o sistema SCR (Redução Catalítica Seletiva).

Trata-se de um líquido incolor fabricado com água pura e ureia química de alta pureza especialmente concebida para ser utilizada no sistema de pós-tratamento SCR. A pureza deve ser mantida em toda a cadeia de produção, armazenamento, distribuição e estações de serviço.

 

Para que serve o AdBlue® e como funciona?

A combustão do combustível provoca o aparecimento de NOx (óxidos de azoto). As preocupações com a qualidade do ar nas cidades e a poluição transfronteiriça levaram à criação de regulamentos (padrões de emissão EURO / STAGE) que estabelece limites muito rigorosos para reduzir as emissões de poluentes dos veículos ligeiros, pesados, agrícolas e de construção, em termos de:

  • óxidos de azoto (NOx)
  • hidrocarbonetos não queimados (HC)
  • monóxido de carbono (CO)
  • hidrocarbonetos não metânicos (HCNM)
  • partículas (PM e PN)

O SCR (Selective Catalytic Reduction), permite reduzir a concentração de óxidos de nitrogénios através de uma reação química que requer o uso de AdBlue®.

Adblue

O AdBlue® destina-se a veículos pesados (caminhões, tratores, maquinaria de obras públicas...) com motores diesel que possuam a tecnologia SCR.

AdBlue® é a marca registrada do produto AUS32, que pertence à Associação Alemã da Indústria Automóvel (VDA) e garante que os padrões de qualidade do produto sejam respeitados. TOTAL AdBlue®, produto de alta pureza, está em conformidade com a norma ISO 22241 e possui uma licença da VDA.

Localização do depósito AdBlue®

Em veículos automóveis de passageiros, a localização do depósito de AdBlue® varia de acordo com a marca e o modelo do veículo. Pode-se encontrar esta informação no livro de manutenção do veículo. Até hoje, existem 3 configurações:

  • Sob o capô, na parte da frente do veículo
  • Ao lado do depósito de combustível
  • Na mala, na parte traseira do veículo

Em veículos pesados (caminhões e ônibus), o depósito está montado lateralmente ou na parte superior do quadro por detrás da cabina.

Em máquinas de obras públicas e agrícola, a localização do depósito depende do tipo de máquina.

Capacidade do depósito AdBlue®

A capacidade do depósito AdBlue® em veículos automóveis de passageiros depende do modelo do veículo: em geral varia entre 8L e 30L. Para obter esta informação, entre em contato com o concessionário ou consulte o livro de manutenção.

Em veículos industriais, o depósito pode variar de 12 litros até 200 litros, dependendo do modelo e do fabricante.

Como saber se o veículo precisa do AdBlue®?

  • Se você foi informado ao comprar seu veículo
  • Se detectar a entrada do depósito ao lado do depósito de combustível
  • Quando uma luz de aviso AdBlue® aparece no painel de instrumentos.

Por que escolher TOTAL AdBlue®?

  • O grupo TOTAL possui uma licença da Associação Alemã da Indústria Automóvel (VDA)
  • Oferecemos-lhe o nosso AdBlue®, um produto confiável e de qualidade que atende aos padrões ISO 22241.
  • Rigorosamente controlado, desde a produção até a entrega aos nossos clientes, garantindo qualidade para o SCR funcionar corretamente.
  • Tem o apoio e a garantia de uma empresa líder no setor automóvel a nível local e mundial.
  • Sempre próximo de nossos clientes: temos uma rede comercial qualificada, próxima e especializada para atender às suas necessidades em qualquer segmento.


PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE O ADBLUE®

O que é AdBlue®?

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AdBlue® é um fluido limpo, não-tóxico, não-inflamável e inodoro.

Qual é a composição do AdBlue®?

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Consiste em 32,5% de ureia e 67,5% de água.

Por que o AdBlue®, com o símbolo ®?

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AdBlue® é a marca registrada do produto AUS32, que pertence à Associação Alemã da Indústria Automóvel (VDA).

O AdBlue® tem que atender a qualquer padrão específico?

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O AdBlue® deve cumprir o padrão internacional ISO 22241 (que substituiu o padrão DIN 70070).

Pode-se danificar o AdBlue®?

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A ureia é um produto corrosivo. A duração do AdBlue será de 1 ano, desde que este seja armazenado a uma temperatura entre -11ºC e 30ºC, e desde que se evite a sua exposição directa às diferentes condições climáticas.

Para que serve o AdBlue®?

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Para reduzir as emissões de óxido de azoto (NOx) dos gases de escape nos motores a diesel.

O que é o SCR®?

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SCR (Redução Catalítica Seletiva) é uma tecnologia de pós-tratamento de gás utilizada em veículos a diesel e máquinas para reduzir as emissões de NOx e cumprir os padrões de emissão.

Por que temos que eliminar os NOx?

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Devido aos seus efeitos adversos na saúde, os seus níveis foram regulamentados com normas ambientais (EURO / Estágio / Nível) e / ou sanitários.

O que poderia acontecer ao usar um AdBlue® de má qualidade (não ISO 22241) ou deteriorado?

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Afetaria o funcionamento do SCR.

O que fazer no caso de ter-se enganado de depósito?

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O Adblue® tem o seu próprio depósito. No caso de colocar o Adblue® no depósito de combustível por engano, não arranque o veículo e peça ajuda a uma oficina mecânica.

Como se formam os NOx?

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Os motores funcionam a altas temperaturas e provoca a criação de NOx (óxido de azoto). Reduzir a temperatura de combustão seria uma solução. Mas precisamos de altas temperaturas para queimar o combustível da melhor maneira possível, reduzindo assim as partículas.

Graças ao AdBlue®, em que se transformam os NOx?

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Depois de passar pelo SCR, os NOx são transformados em água e nitrogênio e são liberados na atmosfera, pois são componentes não perigosos para humanos.

A partir de qual padrão de emissão alguns veículos começaram a usar o AdBlue®?

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EURO 4 para veículos pesados, EURO 5 para automóveis de passageiros e STAGE IIIB / TIERS 4i para máquinas de obras públicas e agricultura.

Todos os fabricantes de veículos pesados usam a tecnologia SCR?

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Não para motores Euro IV. Alguns fabricantes escolheram a tecnologia EGR + DPF (como MAN), outras SCR (MB, Renault Trucks e DAF) e alguns ambas as tecnologias dependendo do modelo (VOLVO, IVECO e SCANIA). Para o Euro 5, a grande maioria utiliza a tecnologia SCR, embora o MAN continua a apostar mais no EGR + DPF (apenas em alguns motores utilizaram o SCR). Euro VI: todos os modelos utilizam o SCR.

Todos os fabricantes de automóveis usam a tecnologia SCR?

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Não. Para os motores Euro 5, alguns construtores começaram a montar o SCR (especialmente os poderosos 4x4 e alguns salões). Para o Euro 6, o SCR começou a se generalizar em alguns construtores (por exemplo, PSA) e em outros não (dependerá do modelo). Com o Euro 6c (09.2017 para a homologação de novos modelos e 09.2018 para a venda), normalmente será obrigatório utilizar um SCR.

Existe algum diagnóstico de controle do AdBlue® por parte dos construtores?

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Os construtores instalam captadores nos depósitos para controlar o nível do AdBlue®, mas não a qualidade.

O que acontece se faltar AdBlue® no meu veículo?

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Quando os captadores detectam um baixo nível de Adblue®, a potência do motor é reduzida até o veículo parar.

O que acontece se eu preencher o depósito com água em vez de AdBlue®?

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O veículo detectá-lo, além disso, o cálcio da água deixará depósitos no catalisador, podendo entupir e ter como consequência um aumento do consumo de diesel.

De que depende o consumo de AdBlue®?

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Sabemos que o consumo de AdBlue® depende dos parâmetros escolhidos pela unidade de controle para neutralizar os gases NOx e que em condições específicas, como o uso intensivo na cidade, ou em condições desportivas, o consumo de AdBlue® pode ser superior ao especificado pela marca.

Onde está o depósito AdBlue® em automóveis? 

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A posição da tampa de enchimento do depósito depende do modelo do veículo e seu ano de fabricação.

O que acontece se deitar AdBlue® no tanque de combustível ou vice-versa?

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Não arrenque! É imperativo esvaziar o depósito para evitar avarias e reparações custosas. Adblue® não é compatível com alguns metais e materiais do motor. O diesel degrada o catalisador, o que levará à sua substituição.

Qual é o consumo de AdBlue® em um veículo pesado?

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O consumo de AdBlue® é de aproximadamente 1 litro por 100 km, no caso de motores Euro 4, e aproximadamente 1,5 litros, no caso dos motores Euro 5. O consumo de AdBlue® é equivalente a 2-6% do consumo de combustível.

O sistema AdBlue® requer manutenção adicional?

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Os filtros AdBlue® são mudados entre as operações de manutenção periódicas normais. Além disso, o sistema não precisa de manutenção, quando utilizado corretamente.

O silenciador deve ser substituído pela unidade SCR?

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O catalisador SCR integrado é feito de aço inoxidável e, se for usado correctamente, durará tanto quanto o motor.

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